Time do interior de São Paulo garante presença pela terceira vez seguida na Copa do Brasil

No último domingo (26), o Botafogo de Ribeirão Preto confirmou participação na primeira fase da edição de 2024 da Copa do Brasil, a terceira consecutiva disputada pelo clube. Isso porque o empate entre Cuiabá e São Paulo, pela 35ª rodada da série A do Brasileirão, garantiu o Red Bull Bragantino entre os sete primeiros colocados da primeira divisão. Dessa forma, o Massa Bruta alcançou a vaga para a Copa do Brasil por meio do campeonato nacional e abriu caminho para a classificação do Tricolor de Ribeirão Preto via Campeonato Paulista.

A conquista da vaga pelo Pantera estava condicionada à classificação direta de três outros clubes paulistas para a terceira fase da Copa do Brasil, seja por meio da presença na Libertadores ou pelo desempenho na Série A – uma vez que a equipe melhor colocada entre as que não disputarão o torneio internacional também garante vaga.

Com a conquista do São Paulo da Copa do Brasil de 2023 e a garantia das classificações de Palmeiras e Bragantino via Brasileirão, o Pantera passa a ser uma das cinco equipes que garantem a classificação para o torneio nacional por meio do Paulistão. O Tricolor de Ribeirão Preto foi o oitavo colocado no estadual deste ano.

Esta será a terceira participação consecutiva do Botafogo na competição e a sexta na história do clube. Em 1999, o time foi eliminado na primeira fase pelo Bahia, enquanto no ano seguinte, caiu na estreia diante do Internacional. Em 2002 e 2021, ocorreram outras eliminações, para o Sport e o Azuriz, respectivamente. No entanto, em 2023, a equipe fez história ao alcançar a terceira fase. Na ocasião, foi superada pelo Santos e despediu-se do torneio após somar receita de R$4,75 milhões ao longo da competição.